O CORPO COMO SUPORTE TEXTUAL-DISCURSIVO

Autores

  • Ananias Agostinho da Silva

Resumo

Ao longo do tempo, o corpo tem se constituído como materialidade de análise e de estudo nas mais diversas áreas do conhecimento, que tentam compreendê-lo, explicá-lo e representá-lo de diferentes maneiras e com diferentes objetivos. Nas ciências biológicas e da saúde, o corpo tem sido estudado a partir de suas múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas. Nas ciências exatas, o foco da investigação recai sobre os movimentos do corpo e sua relação com o espaço, tempo e força gravitacional. Nas ciências sociais, o estudo do corpo se dá a partir de sua relação com a sociedade e com o espaço geográfico. Por último, nas ciências humanas, o estudo sobre o corpo apresenta um leque tão amplo que cada campo do saber parece estabelecer metodologias específicas para estudar o corpo a partir de focos ou perspectivas também distintas (mas não, muitas vezes, antagônicas).

Referências

COURTINE, J.; VIGARELLO, G. Identificar traços, indícios, suspeitas. In: CORBIN, A.; COURTINE, J.; VIGARELLO, G. (Ed.). A História do corpo: as mutações do olhar. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 341-361.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3. ed., São Paulo: Annablume, 2008.

MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais. Mimeo, 2003b.

MILANEZ, N. O corpo é um arquipélago: memória, intericonicidade e identidade. In: NAVARRO, P. (Ed.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006. p. 153-179.

Downloads