REFLEXÕES TEÓRICAS E ABORDAGENS PRÁTICAS PARA O ENSINO DA SINTAXE NA REALIDADE ESCOLAR ATUAL

Autores

  • Pedro Dorneles da Silva Filho

Resumo

Este texto pretende ser uma tentativa de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa do Brasil, na escola do século XXI, sobretudo na esfera da sintaxe. Não se pretende por aqui revolucionar as estruturas substanciais da prática docente, mas sim, compartilhar algumas observações cotidianas do ensino e aprendizagem do português contemporâneo. Fazendo com que, de alguma maneira, os leitores desse escrito se identifiquem ou até mesmo passem a aderir certas estratégias práticas em sala de aula, a fim de que o uso dos instrumentos linguísticos faça sentido dentro de situações concretas de comunicação e, principalmente, que os nossos alunos consigam perceber tal fenômeno.

Serão abordados aqui alguns assuntos do campo da sintaxe como: os conceitos e a importância dos adjuntos adnominais na construção textual, sintaxe do período composto por subordinação e tipos de predicado na produção de determinados gêneros textuais. Além dos conceitos trazidos pelo sistema oficial do nosso idioma (a gramática normativa) será discutido o funcionamento desses conceitos como instrumentos eficazes na consolidação do processo de coesão do texto. Numa busca, como falado acima, pela conciliação entre as regras estabelecidas como oficiais na gramática e seus usos em situações textuais concretas, onde ficarão evidenciadas a importância da aprendizagem do português na vida sócio-comunicativa dos alunos, cidadãos falantes e usuários da língua matriz em questão, o português.

Referências

CEGALLA, Domingos Paschoal. Nova minigramática da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 2008.

_________. Gramática reflexiva (7º ano). São Paulo: Atual, 2012.

CUNHA, Celso Ferreira da; CINTRA, Luiz Felipe Lindley. Nova Gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2015-02-24