A VULGARIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS RELAÇÕES COM TEORIAS DE NATUREZA ENUNCIATIVA

Autores

  • Cássia Regina Coutinho Sossolote Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Câmpus de Araraquara

Resumo

RESUMO: O artigo intitulado A vulgarização científica e suas relações com teorias de natureza enunciativa tem como objetivo demonstrar como os dados podem ressignificar e passar a constituir um novo corpus quando é analisado e interpretado com base em teorias, em teorias enunciativas que recortam o objeto língua e linguagem com base em concepções que definem o processo de referenciação pelos indivíduos a partir de diferentes paradigmas. Operando com os mesmos dados, buscou-se discutir os resultados de pesquisas realizadas a partir de três proposições diferentes: (1) a de que os sentidos são determinados historicamente, (2) a de que eles se constituem na instância da língua refletindo e refratando a realidade e (3) e a de que eles resultam de operações de representação, referenciação e regulação intersubjetiva de natureza psicossocial e cognitiva. Buscou-se refletir, no presente artigo, sobre os modos de leitura que podem ser feitos de documentos oficiais que instruem a prática do professor de Língua Portuguesa quando se mobiliza diferentes teorias enunciativas para validar, ou não, as concepções divulgadas em tais documentos. A legitimação, ou não, dos discursos oficiais, a partir de diferentes lugares, tem implicações tanto para o ensino de língua materna em contextos escolares quanto para os cursos de formação de professores. Afinal, como bem disse Saussure, “o ponto de vista cria o objeto”, em nosso caso, “determina” os modos de leitura dos documentos oficiais.  

 

Palavras-chave: vulgarização científica; vulgarização da Linguística em documentos oficiais; teorias enunciativas e modos de leitura; ensino de língua materna; formação de professores.

 

 

ABSTRACT: The aim of the article entitled Scientific vulgarization and its relations with enunciation theories is to demonstrate how data can have new meanings and form a new corpus when they are analyzed and interpreted based on theories, on enunciation theories that cut across the language object and speech based on concepts that define the referencing process by individuals from different paradigms.  Using the same data, we attempted to discuss the results of research conducted from three different propositions:  (1) that the meanings are historically determined, (2) that they are part of the language instance reflecting and refracting reality and (3) and that they result from representation operations, referencing and intersubjective regulation of a psychosocial and cognitive nature.  In this article, we attempted to reflect on modes of reading that can be made from official documents that instruct Portuguese teachers´ teaching practice when it mobilizes different enunciation theories to validate, or not, the concepts disclosed in such documents.  The legitimacy, or not, of official speeches, from different places, has implications both for mother-tongue teaching in school settings and for teacher training courses.  After all, as Saussure said, "the point of view creates the object", in our case, "determines" the modes of reading official documents.

 

Keywords: scientific vulgarization; linguistic vulgarization in official documents; enunciation theories and modes of reading; mother-tongue teaching; teacher training.

Referências

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

A TOPE E SEUS CORPORA