UMA AMOSTRA DE ENUNCIADOS DO GRAU COMPARATIVO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA ANALISADOS VIA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS

Autores

  • Marília Dias Ferreira UNESP – FCLAr - Câmpus Araraquara/SP

Resumo

RESUMO: Este é um trabalho voltado para o estudo do grau comparativo enquanto marca linguística e dos sentidos que essa construção pode gerar. As lineares são aquelas que apresentam uma propriedade que determina tanto o comparante quanto o comparado em algum grau (igual; menos ou mais); enquanto as complexas são aquelas em que a propriedade colocada em jogo apresenta um grau zero ou nulo na determinação do comparado em relação ao comparante. Para explicar o movimento de linguagem feito por essas sentenças para dar conta de suas significações nos aportamos, especialmente, na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli, porém, buscamos, também, suporte em fundamentos lógico-filosóficos, gramaticais e semânticos. Além disso, o trabalho apresenta uma leitura contrastiva, fundamentada na teoria Culioliana, da trajetória dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dos Conteúdos de Base Comum para o Ensino Fundamental e Médio, de Minas Gerais em torno do estudo de línguas estrangeiras, na escola regular. Por meio das noções culiolianas nossas análises conseguem marcar o domínio nocional dos enunciados comparativos situando as sentenças lineares no interior desse domínio e as complexas, no exterior, recorrendo às operações de negação. Como resultado dessas análises, apresentamos uma proposta didática para o estudo de graus nesses materiais didáticos, reconstruindo exercícios propostos, que sugerem atividades metalinguísticas para chamar atenção dos alunos para a significação desses enunciados articulando léxico e gramática, além de ensinar a construção morfossintática pretendida por esse tipo de material.

 

Palavras-chave: Grau comparativo; Teoria culioliana; Análises; Proposta didática.

 

ABSTRACT: This is a work focused on the study of comparative degree as a linguistical marker and the senses that this construction can generate. Linear sentences are those which have a property that determines both the comparing term and the compared one to some degree (equal, less or more); meanwhile the complex ones are those in which the property put into game features a zero or null degree in specification of compared term in relation to the one we are comparing. In order to explain the movement of language made by these sentences to account for their meanings we invest especially in the Theory of Predicative and Enunciative Operations by Antoine Culioli. Before that it was also necessary to search for foundations in logical-philosophical, grammatical and semantic grounds. Furthermore, this paper presents a contrastive reading of the trajectory of National Curriculum Parameters for High School and Contents of Common Ground for Elementary and High School in Minas Gerais around the study of foreign languages in regular school, founded in Culioli theory. Through the notions that involve extra-linguistic reality and the subjects enunciator and/or coenunciator our analyses can mark the notional field of comparative statements placing linear sentences in an inner position of that domain and the complex ones in an outer placement without leaving the domain, resorting to denial operations. As a result of these analyses, we present a didactic proposal to the degree study in these textbooks, rebuilding proposed exercises, by suggesting metalinguistical activities to draw students' attention to the significance of these statements articulating lexicon and grammar, besides teaching morphosyntactic construction required by this material.

 

Keywords: Comparative degree; Culioli theory; Analyses; Didatic Proposal.

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

A TOPE E O ENSINO DE LÍNGUA