LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA

Autores

  • Marcos Luiz Cumpri Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Resumo: este artigo se inscreve numa discussão sobre o ensino de língua materna sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) de Culioli e colaboradores. Durante as reflexões também contamos com o suporte da filosofia fenomenológica orientada por Merleau-Ponty, sobretudo para as elucubrações sobre linguagem e homem. O objetivo foi mostrar que apesar de a TOPE não estar inserida na Linguística Aplicada, fornece um valioso arcabouço técnico-teórico para o ensino porque é uma teoria das articulações: homem e linguagem, léxico e gramática, Psicologia e Sociologia, objeto e símbolo, etc. A hipótese primária foi a de que uma concepção de linguagem que a eleva a uma função maior do que a de comunicação, a saber, a de equilibração, dimensiona o ensino num espaço verdadeiramente antropológico, portanto, interdisciplinar. Como material de análise, trouxemos recortes de enunciados produzidos por crianças para mostrarmos como acontecem as operações de linguagem e como se dá o percurso da construção dos sentidos, algo essencial ao ensino.

Palavras-chave: Ensino; Linguagem; TOPE

 

Abstract: this article is part of a discussion on mother tongue teaching from the perspective of the Theory of Predicative and Enunciative Operations of Culioli and collaborators. During the reflections, we also counted on the support of phenomenological philosophy guided by Merleau-Ponty, especially for the advisement about Language and man. The goal was to show that even though this theory is not inserted in Applied Linguistics, it provides a valuable technical and theoretical outline for teaching because it is a theory of articulation: man and language, lexicon and grammar, Psychology and Sociology, object and symbol, etc. The primary hypothesis was that a conception of Language that raises itself to a greater function than that of communication, namely, equilibration, takes teaching to a truly anthropological (interdisciplinary) site. As text corpus, we brought pieces of utterances spoken by children to show how Language operations happen and how the course of construction of sense arises, which is something essential to education.

Keywords: Education; Language; Theory of Predicative and Enunciative Operations

Referências

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. 5ª Ed. Campinas: Pontes, 2005.

BEST, J. B. Cognitive psychology. St. Paul: West Publishing Company, 1992.

CUMPRI, M. L. Sobre o conceito de noção: a visão enunciativa do signo linguístico. Rio de Janeiro: Palimpsesto, v. 11, p. 1-16, 2010e. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num11/estudos/palimpsesto11_estudos05.pdf. Acesso em: 10/01/2012.

EYSENCK, M. W., & KEANE, M. T. Manual de psicologia cognitiva (5ª ed.). Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

FRANCHI, C. Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola, 2006.

LURIA, Alexandr Romanovich. Pensamento e Linguagem. As últimas conferências de Luria. Trad. Diana Myriam Lichtenstein e Mário Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MERLEAU-PONTY, M. Signos. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

REZENDE, L. M. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. 2000. 330f. Tese (Livre-docência). - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 2000.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

A TOPE E O ENSINO DE LÍNGUA