O POETA É UM CRENTE NUM TEMPO SEM DEUS: UMA ANÁLISE DOS REFLEXOS DO CRISTIANISMO NA LIRA DOS VINTE ANOS (1853)

Autores

  • Welton Pereira e Silva
  • Maikely Teixeira Colombini

Resumo

Na Lira dos Vinte Anos, Álvares de Azevedo explicita que sua produção poética ali publicada pode ser dividida em duas partes. Essa separação, chamada por ele de binomia, é vista pela maior parte dos seus críticos como uma divisão consciente da sua produção lírica, já que ele menciona no prefácio da segunda parte da Lira que sua binomia é uma “verdadeira medalha de duas faces”. A partir disso, muitos críticos escreveram a respeito do caráter particular de cada uma das partes da obra, inclusive, a Lira foi divida posteriormente em três partes e não apenas em duas, como queria seu autor. As partes foram dividas devido às suas características diferenciadoras e dentre essas características podemos destacar a imagem da mulher, o espaço no qual se apresentam as cenas dos poemas e as menções a questões religiosas.

Nesse artigo, nos debruçaremos sobre esses aspectos religiosos da Lira e tentaremos mostrar que as influências cristãs encontradas nessa coletânea poética ajudam a delinear a binomia citada e pretendida por Álvares de Azevedo já que, na primeira parte, que traz versos amorosos, inocentes e pueris, os versos que recorrem a temas religiosos citam anjos, clamam a Deus e a Jesus Cristo. Já na segunda parte da Lira, cujos versos apresentam poemas pessimistas e sarcásticos, as imagens do Inferno, as críticas ao Clero e as menções a Satã são frequentes. Dessa forma, as diferenças entre as partes da obra aqui estudada são melhor delineadas com o recurso a fontes e temáticas cristãs e analisar como se dão essas menções e como elas contribuem para a binomia azevediana foi o objetivo principal deste artigo.

Para que nosso objetivo fosse alcançado, nos baseamos em alguns textos de estudiosos da Teopoética, nomeadamente o Tecendo comparações entre teologia e literatura, de Gaspari (2011). Nosso corpus de análise consistiu dos poemas da Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo.

Referências

ALVES, Cilaine. O Belo e o Disforme: Álvares de Azevedo e a Ironia Romântica. Edusp. São Paulo: 1998.

AZEVEDO, Álvares de. Lira dos Vinte Anos. Ciranda Cultural Editora. São Paulo: 2009.

EZEQUIEL, 37: 7; 12. Bíblia Sagrada, Edição Pastoral. Editora Paulus. São Paulo: 1990.

FERRAZ, Salma. O Bruxo do Cosme Velho decretou a morte do Diabo. In As malasartes de Lúcifer, Textos críticos de Teologia e Literatura. Eduel. Londrina: 2012.

GASPARI, Silvana de. Tecendo comparações entre teologia e literatura. In FERRAZ, Salma. Pólen do Divino, Textos de Teologia e Literatura. Edifurb/Fapesc. Blumenau: 2011.

JÓ: 3, 1. Bíblia Sagrada, Edição Pastoral. Editora Paulus. São Paulo: 1990.

MATOS, Maria Vitalina Leal de. Auto-retrato de Camões: o soneto “o dia em que eu nasci...”. In. Ler e escrever: ensaios. Imprensa Nacional / Casa da Moeda. Lisboa: 1987.

Downloads