Os links, os hiperlinks, o site e o texto: os sentidos das designações Língua francesa (Langue Française) e o francês (le français) na França e na Suíça.

Autores

  • André Stefferson Martins Stahlhauer Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Resumo

A partir de discussões de conceitos no interior de uma Semântica da enunciação, fazemos uma leitura dos sites da República Francesa e do site de Relações Estrangeiras da Suíça de modo a analisar as designações Langue Française, no site da França, e Français, no site da Suíça. Buscamos compreender como se constituem os sentidos das designações de língua nesses sites a fim de compreender as operações enunciativas do locutorWebEstado, interessando-nos, por isso, a textualidade dos sites, organizada pelo agenciamento especifico de um texto da internet, em que se inscreve o locutorWeb concomitantemente com o locutorEstado. No Acontecimento da enunciação, em Guimarães (2002), temporalizam-se os sentidos das designações. Na tensão entre descrição/interpretação, mostramos como as divisões do sentido das designações identificam objetos que “aparentemente” são os mesmos: a língua francesa e o francês, e, por fim, apontamos alguns procedimentos teórico-metodológicos que podem ser utilizados para a análise dos textos em sites.

Biografia do Autor

André Stefferson Martins Stahlhauer, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Prof. Adjunto da área de Linguística do Departamento de Letras da UFSCar. Atua como professor de Português Lingua Estrangeira no CEREPE e é pesquisador junto à Unidade de Pesquisa em Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem (UEHPOSOL), da UFSCar.

Referências

COSTA, Carlos Irineu. Glossário. In : LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

DEMANGEON, A. La géographie des langues - article ; n°215 ; vol.38, pg 427-438. In : Annales de Géographie.1929.

DIAS, C. P. A discursividade da rede (de sentidos): a sala de bate-papo hiv. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

FERRARI, Pollyana. Hipertexto e Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital (org). São Paulo: Contexto. 2013

GADET, F., PÊCHEUX, M. Há uma via para a Lingüística fora do logicismo e do sociologismo?. In: Escritos (3): 05-16. Campinas: LABEURB – UNICAMP, 1998.

GALLO, S. L. A internet como Acontecimento. In: INDURSKY, F; MITTMANN, S; LEANDRO FERREIRA, MC. (Org.). Memória e História da Análise do Discurso. Campinas,SP: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 255-270.

GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2002.

GUIMARÃES, Eduardo. Domínio Semântico de Determinação. in. A palavra: forma e sentido. GUIMARÃES, E; MOLLICA, M. C. Campinas, SP: Pontes/RG, (2007). P.77-96. (2007)

GUIMARÃES, E. A Enumeração: Funcionamento Enunciativo e Sentido. Cadernos de Estudos Lingüísticos. (UNICAMP), v. 1, p. 49-68, 2009.

______________ Análise de texto: Procedimentos, Análises, Ensino. Campinas: RG Editores 2011.

GRIN, François. Gestion "à la Suisse" de la diversité linguistique : un succès menacé par l'économie, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34 (Coleção TRANS). 1996.

NAPPEY, G. & Mix & Remix. Histoire Suisse. 2013.

RANCIÈRE, J. [1994] Os nomes da história: uma poética do saber. Campinas, SP: Pontes, 1994.

RANCIÈRE, J. O desentendimento. Ed. 34. São Paulo. 1996.

RODRÍGUEZ-ALCALÁ, C. Políticas Públicas de Direito à Língua e Consenso Etnocultural: Uma Reflexão Crítica. In. Discurso e Políticas Públicas: A Fabricação do Consenso. ORLANDI, E. (org.): Campinas, Ed. RG, 2010.

SWITZERLAND. Département fédéral des affaires étrangères. Présence Suisse. Último acesso 22/06/2014. Disponível em .

STAHLHAUER, André S. M. A representação de línguas no ciberespaço: um funcionamento enunciativo na contemporaneidade. Tese de Doutorado. Outubro/2014. UFSCar-São Carlos-SP. Impresso.

______________, André S. M. Relação de línguas no espaço enunciativo da propaganda: a argumentação, a enunciação e o político. Dissertação de Mestrado. Fev/ 2010. UFSCar-São Carlos-SP. Impresso.

Downloads

Publicado

2017-01-25