O LUGAR DA RESENHA CRÍTICA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Eliane Feitoza Oliveira IEL- UNICAMP

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo situar o gênero resenha crítica acadêmica na universidade, a partir de uma perspectiva etnográfica da escrita. Essa perspectiva, desenvolvida no âmbito dos Novos Estudos do Letramento (HEATH, 1983; STREET, 1984; BARTON  et al., 2000), concebe a escrita como uma prática social situada que orienta-se pelos objetivos específicos das diferentes esferas da atividade humana, bem como pelas necessidades comunicativas de seus membros,  e manifesta-se em diferentes gêneros do discurso. Com base nessa perspectiva, acredita-se que compreender a importância da resenha crítica acadêmica na universidade implica conhecer, entre outros aspectos, a correlação entre essa prática de escrita e o contexto sócio-histórico característico da agência de letramento em que ela se configura. Para se chegar a tal compreensão, procuramos definir, no presente artigo, i) qual é o contexto institucional, descrito nos documentos oficiais que regulamentam o Ensino Superior no Brasil, característico da prática de escrita da resenha; ii) as especificidades do gênero em questão e da escrita acadêmica; iii) e as habilidades de leitura e escrita requeridas para produção da resenha. Conclui-se que a produção desse gênero tem, na universidade, o papel de auxiliar no desenvolvimento das capacidades de síntese, interpretação e crítica dos textos lidos nas disciplinas, no desenvolvimento da mentalidade científica e a levar o estudante iniciante a elaborar outros gêneros acadêmicos.

Palavras-chave: Resenha crítica acadêmica; Escrita; Ensino Superior; Universidade.

 

ABSTRACT: This article aims to fit the genre of academic critical review at university from and ethnographic perspective of writing. Such perspective, developed as far as the New Studies of Literacy go (HEATH, 1983; STREET, 1984; BARTON et al., 2000), conceives of writing as a situated social practice guided by the specific objectives of the different spheres of human activity, as well as of the communicative needs of its members, and it manifests itself in different speech genres. Based upon this perspective, it is believed that understanding the importance of critic academic review at university implies knowing – among other aspects – the correlation between this practice of writing and the characteristic social-historical context of the literacy agency wherein it configures itself. To come to such understanding, we attempted to define, in this article: i) what institutional context it is, describes in the official documents regulating College Teaching in Brazil, characteristic of the review writing practice; ii) the specificities of this genre, and of the academic writing; iii) and the reading and writing skills required to produce the review. Conclusion is that this genre production, at university, plays the role of aiding the development of the capacity of synthesizing, interpretation, and criticism towards the texts read in the subjects, in the development of scientific mindset, and lead the starting student to develop other academic genres.

Keywords: Academic critical review; Writing;  College Teaching;  University.

Biografia do Autor

Eliane Feitoza Oliveira, IEL- UNICAMP

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-UNICAMP).

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Publicado

2016-08-05