A INTERDISCURSIVIDADE NO REGISTRO DA HISTÓRIA SOBRE O TRABALHO EM TEXTOS DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Eliana Vasconcelos da Silva Esvael UFPB

Resumo

RESUMO: O objetivo central deste estudo é mostrar como o registro da história se materializa no texto de pré-universitários por meio da relação entre discursos sobre o tema trabalho, a partir de reflexões baseadas nos estudos Bakhtinianos e nos postulados da Análise do Discurso de linha francesa. A análise do material, redações do exame vestibular da FUVEST/2006, é de cunho qualitativo e tem um olhar especial para os desdobramentos discursivos das representações sociais do trabalho presentes nos textos dos vestibulandos. Os resultados apontam para uma construção interdiscursiva do registro da história, comprovando relações dialógicas entre o modo de escrever do vestibulando e seu modo de interpretar fatos históricos relacionados ao trabalho.

Palavras-chave: interdiscursividade; escrita da história; trabalho; redação de vestibular.

ABSTRACT: The main objective of this study is to show how the registry of history is materialized in the text of pre-college students through the relationship between discourses on the subject of work from reflections based on Bakhtinian studies and postulates of Analysis of French Discourse. The material analysis, essays the college entrance examination of FUVEST / 2006 is qualitative nature and has a special look at the discursive unfolding of social representations of work present in the texts of these students. The results point to a interdiscursive construction of the registry of history, proving dialogical relations between the way of writing the pre-college students and their way of interpreting historical facts related to work.

Keywords: interdiscursivity; writing of history; work; college entrance essay.

Biografia do Autor

Eliana Vasconcelos da Silva Esvael, UFPB

Profª. Drª. DLCV-UFPB.

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Publicado

2016-08-05