NOME DE RUA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA

Autores

  • Rodrigo de Santana Silva
  • Giselli Veronêz da Silva
  • Neuza Benedita da Silva Zattar

Resumo

Guimarães (2005) propõe pensar a semântica num campo epistemológico que permite ver que a linguagem fala de algo e o que se diz é construído na linguagem. Nessa perspectiva, fica configurado um novo modo de ver a relação entre sentido, sujeito e língua pela enunciação, e por seguinte, pela linguagem. Ao questionar a transparência da linguagem, o autor constitui um lugar que se possa considerar a história do sentido no tratamento da enunciação. Nesse gesto, o semanticista mantém diálogo com a Análise de Discurso e inclui a história nos estudos enunciativos. Desse modo, o linguista toma a “enunciação como um acontecimento no qual se dá a relação do sujeito com a língua” (2005, p. 8). Aqui o sujeito não é a pessoa empírica que se põe a falar, pois, para o autor, “enuncia-se enquanto ser afetado pelo simbólico e num mundo vivido através do simbólico” (idem, p.11).

Para o semanticista (Idem), nomear algo no mundo é falar segundo a deontologia do espaço enunciativo de uma língua. A nomeação se dá segundo as regularidades dos procedimentos de determinação dos nomes próprios. A capacidade referencial resulta do sentido do nome constituído por seu funcionamento no acontecimento enunciativo.

Assim, em relação aos processos de nomeação da Avenida Tancredo Neves da cidade de Cáceres - MT, identificamos a nomeação e a renomeação.

Referências

BOSREDON, Bernard. Uma balada em toponímia: da rua descartes à rua de rennes. In: Línguas e Instrumentos Linguísticos. Campinas, SP: Pontes, nº 3, 1999, p. 7-19,

GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico enunciativo da linguagem. Campinas, SP: Pontes, 1995.

______. Semântica do Acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2002.

______. A marca do nome. In: Rua: Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp - NUDECRI, Campinas, SP, n° 9, março, 2003.

______. Análise de Texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, Editora RG, 2011.

Mato Grosso (Câmara Municipal de Cáceres) Lei n˚ 965 de 1° de abril de 1986.

MENDES, Natalino Ferreira. História de Cáceres: história da administração municipal. 2. ed. Cáceres, MT: Editora da UNEMAT, 2009.

PETTER, Margarida.Linguagem, língua, lingüística. In: Introdução à lingüística. FIORIN, José Luiz (org.). 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

VIGNES, L. Les noms de rues: typologie et enjeux. In: AKIN, A. (Dir.). Noms et re-noms: la denomination des personnes, des populations, des langues et des territories. Rouen: Université de Rouen, 1999, p.229-249. Collection Dyalang.

Downloads

Publicado

2015-02-24