NOVAS FRENTES DE UMA LUTA ANTIGA: DISCURSIVIDADES DOS ÍNDIOS GUARANI E KAIOWÁ NA REDE SOCIAL FACEBOOK

Autores

  • Caroline Hermínio Maldonado UFMS
  • Maria Luceli Faria Batistote UFMS

Resumo

Este trabalho propõe analisar textos que tratam do conflito pela posse de terras em Mato Grosso do Sul (MS), envolvendo indígenas e fazendeiros. A partir dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Francesa, busca-se compreender como os eventos são tratados no discurso do conselho da Aty Guasu, em postagens de autoria desse órgão representativo da etnia guarani, na rede social Facebook. Foram utilizados dois textos publicados em outubro e novembro de 2012. Utilizou-se como categorias de análise o esquema protagonista-antagonista de organização da narrativa, proposto por Beaugrande e Colby e a identificação das marcas de heterogeneidade mostrada. Percebeu-se como os sistemas de restrições semânticas globais da formação discursiva a qual o locutor se filia atuam nos vários planos do discurso, criando um efeito de sentido de unicidade, ou seja, de que o que foi dito só poderia ser dito daquela forma.

 

Palavras-chave: Guarani e Kaiowá, Análise de Discurso, Identidade, Efeitos de Sentido. 

Referências

AUTHIER-REVUZ, J. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUC-RS, 2004.

BARKER, C. Televisión, globalización e identidades culturales. Barcelona: Paidós, 2003.

BATISTOTE, M. L. F. & DURIGAN, M. A construção de sentidos no gênero discursivo epistolar. In: GUERRA, V.M.L.; DURIGAN , M; NOLASCO, E.C. Identidade e Discurso: história, instituições e práticas. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2008.

BRAND, A. J. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá Guarani: os difíceis caminhos da palavra. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

BRANDÃO, H. H. N. Análise do Discurso: um itinerário histórico. In: PEREIRA, Helena B. C.; ATIK, M. Luiza G. (Orgs.). Língua, Literatura e Cultura em Diálogo. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2003.

BENITES, T. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2009.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LIMBERTI, R. C. P. A Imagem do Índio: discursos e representações. Dourados: Editora UFGD, 2012.

LUCIANO, G. J. S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Laced/Museu Nacional, 2006.

LULL, J. Medios, comunicación, cultura. Aproximación global. Amorrotu editores, 1995.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 3ª edição, Unicamp: Pontes, 1997.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sergio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8ª edição. Campinas: Editora Pontes, 2009.

PALMER, G. B. Toward a theory of cultural linguistics. United States: The University of Texas Press, 1999.

POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

SILVA, Benedito; MIRANDA NETTO, A. G; BARBOSA, L. N. H.; ROLIM, M. I; MAGALHÃES, M. L. L. V.; BRANDÃO, R. M. M. Dicionário de Ciências Sociais. 2ª edição. Rio de Janeiro: 1987.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos