O GÊNERO RECEITA PARA TRABALHAR A INTECULTURALIDADE NA ESCOLA: RESULTADOS DE ROJETO APLICADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cássia Aparecida Toledo Rodrigues
  • Maria Elena Pires Satos
  • Marilu Grassi
  • Rosmere A. Vivian Ottonelli

Resumo

A interculturalidade, em geral, não é considerada no processo de ensino, ou é contemplada em momentos isolados no decorrer do período letivo. O material de apoio, livro didático, também carece de um enfoque que contemple fatores multi e interculturais, tão importantes para o reconhecimento do sujeito no seu contexto. Neste artigo, apresentamos proposta didática com enfoque à interculturalidade e os resultados obtidos por meio de sua aplicação em turmas de 6.º ano do Ensino Fundamental, de um colégio público de Foz do Iguaçu, estado do Paraná. Por meio da produção textual com o gênero receita, alcançamos o entrosamento das turmas e a troca de experiências e de histórias de vida, visto que cada um buscou, junto a seus familiares, o histórico do prato, cuja coletânea resultou em um livro de receitas, com as histórias escritas pelos alunos.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, DF: MEC/SEF,1997.

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília (DF), 2001. v.2; Il. 144p.

CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Tradução Luiz Sérgio Henriques – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

CANDAU, V. M. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. In: Educação e Sociedade, vol.33, jan-mar 2012.

CANDAU, V.M., RUSSO, K. Interculturalidade e educação na América latina: uma construção plural, original e complexa. In: Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.

DELMANTO, D, CARVALHO, L. B. Jornadas. Port. – Língua Portuguesa - 6º ano. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. In: Educação, Sociedade e Cultura, n.º 16, 2001, 45-62.

GASPARIN, J. N. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 2. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

MARCHIORO, H.P.C. Educação intercultural: limites e possibilidades no trabalho docente. Artigo apresentado no X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, e I Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba 7 a 10 de novembro de 2011.

MORAES, M. C. A aula como expressão de convivência e transformação [online]. Outubro, 2008. Disponível em: http://www.tendencias21.net/ciclo/A-AULA-COMO-EXPRESSAO-DE-CONVIVENCIA-E-TRANSFORMACAO_a33.html. Acesso em 31 de outubro de 2014.

PARAQUETT, M. A América Latina e materiais didáticos de espanhol como LE. In: SCHEYERL, D & SIQUEIRA, S. (eds). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições 379-304. Salvador: EDUFBA, 2012.

Downloads

Publicado

2015-02-24