AFORIZAÇÃO E EFEITO DE MEMÓRIA NO ENUNCIADO “TCHAU, QUERIDA!”

Autores

  • Lígia Mara Boin Boin Menossi de Araújo Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana Carmona Garcia Manzano UNIFRAN

Resumo

Tendo como fundamentação teórica o efeito de memória de Courtine (2009), a aforização e as pequenas frases de Maingueneau (2014), propusemo-nos a analisar o enunciado tchau, querida, que passou a circular nos mais diversos suportes desde o início deste ano. Neste trabalho, nosso material de análise imagético/verbal e não-verbal/icônico é composto por três imagens que trazem a figura de Dilma e Eduardo Cunha acompanhados, respectivamente, do tchau, querida e sua variação tchau, querido: duas delas circularam em redes sociais e a terceira é a capa da revista Veja de maio de 2016. Partimos da hipótese de que o enunciado em questão seja uma aforização por pequena frase; assim, objetivamos investigar de que maneira ele foi destacado de seu contexto original de produção e submetido ao regime discursivo da aforização, assim como de que modo são interpretados e adquirem outros significados, pois estão inscritos em uma memória discursiva que é trazida interdiscursivamente por meio do todo enunciativo que se compõe do verbo e da visualidade.

Referências

COURTINE, J-J. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. (Trad. de Nilton Milanez, Carlos Piovezani). São Carlos: Claraluz, 2006.

COURTINE, J.-J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. [1981] Tradução de Cristina Birck et al. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

DAVALLON, J. A imagem, uma arte de memória? In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 23-32.

FONSECA-SILVA, M. C. Mídia e lugares de memória discursiva. In: ______, POSSENTI, S. (Org.). Mídia e rede de memória. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007. p. 11-38.

FOUCAULT, Michel. (1986) Arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

KRIEG-PLANQUE, A. Le “petites phrases”: un objet pourl’ analyse des discours politiques et médiatiques. Revue Communication et Langages, no. 168. Paris, Necplus, 2011. p. 23-41

MAINGUENEAU, D. Aforização: enunciados sem texto? Trad. Ana Raquel Motta. In: ______. Doze conceitos em Análise do Discurso. Organização: Maria Cecília Souza-e-Silva, Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2010. p. 9-24.

______.Cenas da Enunciação. Curitiba: Criar, 2006.

______. Frases sem texto. Trad. Sírio Possenti. 1a. ed. São Paulo: Parábola, 2014.

PÊCHEUX, M. O papel da memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-58.

Downloads

Publicado

2016-05-31