“SIM, MEU SARGENTO”: A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PERSONAGENS EM SARGENTO GARCIA DE CAIO FERNANDO ABREU

Autores

  • LucéliO Dantas de Aquino
  • Alexandre Teixeira Gomes

Resumo

No cerne dos estudos linguísticos e literários tem recebido atenção de estudiosos a questão da identidade, ou seja, por um viés discursivo, busca-se compreender como os sujeitos se constituem discursivamente e, por um viés literário, busca-se compreender como os personagens são retratados na sua relação pessoal, social e cultural. Conforme Silva (2008), tanto a uma perspectiva quanto a outra subjazem evidências de um mundo moderno em níveis cultural, social, econômico, etc., o que reflete em novos sujeitos, novas identidades presentes socialmente e representadas esteticamente na literatura.

Considerando, assim, a temática das identidades, analisamos o conto “Sargento Garcia”, do escritor Caio Fernando Abreu, publicado no livro Morangos Mofados, sob a ótica da identidade pós-moderna. Para tanto, respaldamos o nosso estudo nas teorias de Bonnici e Zolin (2003), Hall (2005), entre outros que discutem o tema elencado e analisamos os três personagens que marcam o conto: Sargento Garcia, Hermes e Isadora.

Como forma de sistematizarmos nosso artigo, primeiro, fazemos uma exploração sobre o homoerotismo na literatura, em seguida, discutimos a identidade como ponto chave de nosso trabalho e, enfim, realizamos a análise dos personagens supracitados. Por último, apresentamos nossas conclusões resultantes da análise do objeto de estudo.

Referências

ABREU, C. F. Morangos mofados. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (orgs.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2003.

ELIA, L. O conceito de sujeito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. (Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro).

SILVA, F. P. “Quem és tu para querer manchar meu nome?”: a produção identitária das mulheres profissionais do sexo como trabalhadoras. In: FREITAS, A. C; RODRIGUES, L. O; SAMPAIO, M. L. P. (orgs.). Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Pau dos Ferros, Queima Bucha, 2008, p. 25-34.

Downloads

Publicado

2015-02-24