AMBIGUIDADE, PARÁFRASE E DESAMBIGUIZAÇÃO

Autores

  • Marília Blundi Onofre Departamento de Letras; Universidade Federal de São Carlos; UFSCar.
  • Cássia Regina Coutinho Sossolote Departamento de Didática; Faculdade de Ciências e Letras; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; UNESP.

Resumo

As discussões aqui propostas desencadeiam-se em torno do tema ambiguidade, considerando as diferentes configurações que esse termo recebe nos estudos linguísticos. Dada a complexidade que essa questão recobre, à medida que envolve o modo de se ver o processo de significação linguística, centramos nossas observações no quadro da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, em sua relação com o ensino de língua. Sob essa ótica, a ambiguidade passa a ser concebida como um fenômeno de linguagem, e, como tal, pode ser explorada no ensino-aprendizagem de língua.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de lingüística geral II. 4 ed. Trad. Eduardo Guimarães et al. Campinas: Pontes, 1989.

______. Problemas de linguística geral I. 4. ed. Tradução de Maria Glória Novak e Luiza Neri. Campinas: Pontes, 1995.

OBRAS RECOMENDADAS

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enónciation: operations et representations. Paris: Ophrys, 1990, v.1.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enónciation: formalisation et opérations de repérage. Paris: Ophrys, 1999a, v.2.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enónciation: domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999b, v.3.

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Publicado

2015-12-31