ENUNCIAÇÃO E ENSINO: UM NOVO OLHAR PARA UM VELHO PROBLEMA

Autores

  • Jacqueline Jorente IFSP. Apoio: FAPESP (processo número 2012/14200-9)
  • Marilia Blundi Onofre Departamento de Letras; Universidade Federal de São Carlos; UFSCar.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o ensino e aprendizagem de línguas, apresentando a especificidade de uma abordagem teórica enunciativa que não está diretamente ligada ao contexto educacional. Focando a questão lexical, por meio da análise de uma propaganda, apresentaremos como a “Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas”, do linguista francês Antoine Culioli, pode ser pensada no contexto educacional. A ideia é levantar um questionamento de alguns exercícios tradicionais voltados ao trabalho com léxico, seguido da apresentação de algumas discussões que poderiam ser feitas como alternativa a algumas atividades vistas em sala de aula. Tradicionalmente, alguns exercícios voltados à questão lexical trabalham descontextualizadamente, com preestabelecimento de significações. A atividade de linguagem parece ser deixada de lado para dar espaço a abordagens descritivas ou normativas. Acreditamos que a opção por simples descrições ou apresentação de regras empobreça a riqueza de possibilidades de exploração da linguagem na escola e defendemos então uma outra direção a ser seguida, mais condizente com o objetivo postulado para o ensino de língua materna. Parece-nos que, mais interessante que abordagens descritivas e normativas do léxico, seria explorar a produção de significação a cada enunciação. A Enunciação Linguística, sob o viés culioliano aproximado do contexto educacional, permite esse tipo de discussão. Um novo olhar para um velho problema pode então ser apresentado. O trabalho é fruto de discussões promovidas em um pós-doutorado desenvolvido de 2012 a 2014 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e apoiado pela FAPESP (processo número 2012/14200-9).

Referências

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. v.2. Brasília: MEC/SEF, 1997.

____. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l’énonciation: opérations et représentations. v.1. Paris: Ophrys, 1990.

____. Pour une linguistique de l’énonciation: formalisation et opérations de repérage. v.2. Paris: Ophrys, 1999a.

____. Pour une linguistique de l’énonciation: domaine notionnel. v.3. Paris: Ophrys, 1999b.

______. Variations sur la linguistique. Entretiens avec Frédéric Fau. Préfaces et notes de Michel Viel. Paris: Klincksieck, 2002.

ONOFRE, Marilia Blundi. Do nome à noção: do enfoque estático ao dinâmico. Versão Beta: sob o signo da palavra, ano II, nº. 22, p. 57- 67, 2003a.

____. Operações de linguagem e implicações enunciativas da marca “se”. Tese (Doutorado). Araraquara-SP, UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, 2003b.

REZENDE, Letícia Marcondes. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. v.1. Tese (Livre Docência). Araraquara-SP, UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, 2000.

____. Atividade Epilinguística e o Ensino de Língua Portuguesa. In: Revista do GEL, São José do Rio Preto, v.5, n.1, 2008. p.95-108.

http://www.unioutdoor.com.br/ultimos-trabalhos.php, acesso em 07/11/2009, às 16h. http://www.lojasmilano.com.br/campanhas.asp, acesso em 07/11/2009, às 15h.

Downloads

Publicado

2015-12-31