Análise do Discurso de Campanhas Publicitárias Machistas, Não conservadoras e Racistas

Autores

  • Lenilton Damião da Silva Junior Universidade de Pernambuco - UPE

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é discorrer sobre o conceito, os limites e as fronteiras da Análise do Discurso Crítica (doravante ADC), e analisar, à luz desta corrente de estudos, não só como se efetuam permanências e rupturas de formações ideológicas e discursivas em três campanhas publicitárias intituladas como machistas, não-conservadoras  e racistas, mas, também, refletir sobre o efeito destas ideologias sobre as relações sociais e, portanto, sobre as práticas sociais. Para desenvolver este trabalho, utilizamos os pressupostos teóricos de Althusser (1970/1974), Foucault (1969/2004), Maingueneau (1984/2008) e Pêcheux (1975/1988) apud Mussalim e Bentes (2012), bem como os pressupostos teóricos de Van Dijk (2008) sobre Análise do Discurso. Além disso, utilizamos o trabalho de Brandão (2009). Utilizamos, ainda, as colocações de Carvalho (2003), Fairclough (1990), Lagneau e Sandman (1999) apud Oliveira (2011) sobre texto publicitário.  Utilizamos, também, os pressupostos de Fairclough (2003a) apud Ramalho e Resende (2011).  

Palavras-chave: Análise do Discurso Crítica. Campanhas publicitárias. Formações ideológicas e discursivas. 

Referências

BRANDÃO, H. H. N. (2009) Analisando o Discurso. Disponível em: <http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_1.pdf> Acesso em: 19/11/2014.

DIJK, T.A.V. Discurso e Poder. Organização: Judith Hoffnagel e Karina Falcone. São Paulo: Contexto, 2008.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. v. 2. São Paulo: Cortez, 2012.

OLIVEIRA, R. L. S. Era uma vez um conto publicitário: Análise Multimodal de campanhas publicitárias que envolvem contos de fadas. 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: <http://www.pgletras.com.br/2011/dissertacoes/diss-rebeca-lins.pdf> Acesso em: 19/11/2014.

RAMALHO, V; RESENDE, V. M. Análise de Discurso (para a) Crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2011.

Downloads

Publicado

2017-01-25