IDENTIDADES DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE DISCURSOS ACERCA DA REALIDADE DO/A PROFESSOR/A

Autores

  • Déborah Caroline Cardoso PEREIRA
  • Juliane D'ALMAS

Resumo

A carreira docente no Brasil tem estado em crise e a chegada do novo coronavírus intensificou os desafios. Com a aplicação de medidas de isolamento social, fechamento de escolas e aulas remotas, o trabalho do/a professor/a ficou em maior evidência. Assim, é objetivo deste estudo analisar tirinhas e cartoons que retratam a realidade de professores/as em tempos de pandemia e verificar como tais textos podem impactar nas identidades destes profissionais. Para isso, fizemos uso da análise de discurso crítica (ADC) e o modelo tridimensional de Fairclough (1992; 1995). As análises realizadas nos permitiram identificar que os/as autores/as/professores/as reproduziram nas publicações suas próprias realidades multifacetadas, ilustrando suas identidades pessoais para apontar o acúmulo de funções e a pouca visibilidade e valorização profissional no momento de pandemia.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos