CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Joyce Elaine de Almeida Baronas Universidade Estadual de Londrina (UEM)
  • Taciane Marcelle Marques Universidade EStadual de Londrina (UEM)

Resumo

A escolha e o uso de determinada forma linguística dependem de fatores extralinguísticos, como geográfico, socioeconômico, sexo, e, inclusive, de crenças e atitudes linguísticas. O objetivo deste trabalho é observar as crenças e atitudes linguísticas a respeito da variação linguística expressada por alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas de Londrina, uma da região central e outra, rural. Acreditamos na existência de uma forte influência desses fatores no ensino de Língua Portuguesa, assim, é preciso que o profissional que atua no ensino de língua leve em consideração tal influência a fim de torná-la favorável para a melhoria do aprendizado da língua.

Palavras-chave: crenças; atitudes linguísticas; variação linguística; ensino.

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Publicado

2015-12-31