BASE NACIONAL COMUM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (BNC-FORMAÇÃO)

ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E A REALIDADE ESCOLAR

Autores

Resumo

O presente estudo analisa os projetos antagônicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada verticalmente no Conselho Nacional de Educação (CNE) e a versão construída pela sociedade civil organizada junto às entidades que representam os profissionais da educação brasileira. O objetivo deste ensaio é compreender e destacar a concepção restrita de educação e currículo, centrada nas competências e habilidades, que estrutura a BNCC direcionada para a Educação Básica que se contrapõe a uma concepção crítica de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, com destaque para a Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-For). Do ponto de vista metodológico, o texto resulta de revisão bibliográfica e da análise crítica de documentos legais e infralegais. Os resultados apontam que existem disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no país, e, em especial, para a formação de professores. Dessa forma, questiona-se o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. As conclusões indicam a necessidade de problematizar a concepção e os desdobramentos da implantação da BNCC no campo educacional e na relação com as demais políticas a fim de ampliar o debate a respeito de sua materialização no sentido da construção de políticas de estado que favoreçam o equacionamento dos problemas que afetam a educação brasileira, assim como a formação de professores.

Biografia do Autor

Dr. Warley Carlos de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário do Araguaia - Barra do Garças

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso campus Araguaia. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacação fisica escolar/avaliação do processo de ensino aprendizagem, ensino fundamental, indisciplina, tda/h.

Dra. Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós Doutora pela PUCRS. Atualmente é professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: universidade, internacionalização, formação de professores, pós-graduação e políticas educacionais. É líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT). Membro do Centro de Estudos de Educação Superior (CEES). Membro do Grupo de Pesquisa ?Educação Superior , Formação e trabalho docente? (GESFORT). Editora associada da Revista Panorâmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CU

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Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Ensaio