A IDENTIDADE DA MULHER: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PROPAGANDAS DE MATERIAIS DE LIMPEZA

Autores

  • Matheus Cascaes Lopes Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar a construção da identidade da mulher em propagandas de materiais de limpeza. O intuito foi o de observar como essa identidade era construída antigamente pela publicidade e como é nos momentos atuais, além de observar como se deu a evolução dessa construção. A pertinência de uma pesquisa como esta se mostra no fato de que a publicidade é um Aparelho Ideológico de Estado, conforme definiu Althusser (1996), e que, como tal, contribui para atribuição de uma posição à mulher no espaço social. Na análise, foram observadas 107 propagandas, que datam de 1903 a 2015, dentre as quais estão anúncios publicitários veiculados em revistas, anúncios publicitários veiculados na internet e comerciais televisivos. As observações sobre o corpus foram realizadas a partir do conceito de Identidade explorado por Stuart Hall (2006), do trabalho acerca da história da identidade feminina de Pinsky (2012) e dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, tal qual planejada por Michel Pêcheux. Além disso, para a análise do material linguístico das propagandas foram exploradas algumas teorias enunciativas de Benveniste (1989) e Maingueneau (2002).

Biografia do Autor

Matheus Cascaes Lopes, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos