O DISCURSO DIGITAL NO LINKEDIN: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Viviane Quenzer
  • Ligia Mara Boin Menossi de Araujo

Resumo

Neste artigo, iremos analisar a construção discursiva em ambiente digital de um perfil específico no Linkedin que prescreve o uso normativo da língua escrita na rede social. Para isso, utilizaremos a Análise do Discurso Digital de Cristiane Dias (2018), mais especificamente o seu livro Análise do Discurso Digital: Sujeito, Espaço, Memória e Arquivo e Marie-Anne Paveau (2021) Análise do Discurso Digital: dicionário das formas e das práticas a fim de entender de que modo se constrói discursivamente em ambiente estritamente digital um perfil profissional que preconiza um determinado uso da Língua. Nossa investigação pretende verificar como essa construção é realizada por Dalva, uma professora, mentora, empresária e Top Voice 2020, a partir da análise do conteúdo (autoral) descritivo de sua página pessoal, na rede social Linkedin.

Referências

DIAS, Cristiane. Análise do Discurso Digital: Sujeito, Espaço, Memória e Arquivo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In. ORLANDI, Eni P. (org) [et. al.]. Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução: Bethânia S. C. Mariani [et. al]. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p.49-59. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4931448/mod_label/intro/PECHEUX_LerOArquivoHoje.pdf>. Acesso em 12 maio de 2021.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do Discurso Digital: dicionário das formas e das práticas. Org. da trad. Júlia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

Downloads

Edição

Seção

Artigos