A SEMÂNTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO REALIZADO A PARTIR DE EXEMPLARES NÃO AVALIADOS PELO PNLD

Autores

  • Dieysa Kanyela Fossile Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Neste artigo, analisamos como tópicos de semântica são discutidos e abordados em Livros Didáticos de Língua Portuguesa da década de 1990, especialmente em manuais destinados ao Ensino Fundamental II. A princípio, quatro manuais didáticos de coleções distintas são analisados. Como aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo, utilizamos pesquisas de Witzen (2002), Freitag, Costa e Motta (1997), Bunzen (2014), tal como, o guia de Livros Didáticos - PNLD (2014), que rementem a discussões acerca dos exemplares escolares. Para os estudos centrados na semântica, utilizamos pesquisas de Oliveira (2001, 2009, 2003), Cançado (2013), Pietroforte e Lopes (2012), Fossile (2013, 2014, 2015), Ilari (2011). Salientamos que os resultados alcançados não são conclusivos e nem exaustivos, porém, a partir do estudo desenvolvido, ratificamos que a semântica é reiteradamente apresentada nos compêndios escolares analisados a partir de atividades de fixação, que abordam a significação frequentemente sob o viés da gramática.

Biografia do Autor

Dieysa Kanyela Fossile, Universidade Federal do Tocantins

Dieysa Kanyela Fossile

 

Graduada em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade da Região de Joinville. Possui mestrado e doutorado em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora Adjunta II da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus de Araguaína) vinculada ao curso de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Coordena o Grupo de Estudos Metafóricos (GEM/UFT) e os projetos de pesquisa: (a) “Regularidade interpretativa: o significado aspectual na interpretação das sentenças metafóricas verbais do PB e do Inglês” e (b) “Livros didáticos de Língua Portuguesa: com o olhar focado no ensino de semântica”. Tem experiência na área da Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Semântica. Metáfora verbal. (Ir)regularidade interpretativa da metáfora. Tipos combinatórios. Verbo, tempo, aspecto. Linguística e cognição. Também tem interesse em pesquisas que envolvam as seguintes questões: Estudos semânticos e pragmáticos aplicados ao ensino. Metáfora no ensino de língua. Ensino de semântica e pragmática em materiais didáticos para o estudo da Língua Portuguesa. Contato: dieysa@ibest.com.br; dieysafossile@bol.com.br

Referências

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Publicado

2017-01-25