UNIVERSIDADE E EXTENSÃO: SOBRE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Margareth Martins Araujo

Resumo

O artigo em tela tem por objetivo socializar reflexões acerca da centralidade das ações extensionistas para pensar a universidade em suas múltiplas e complexas demandas, tendo a Pedagogia Social como referencial teórico e marco formador de nossas ações. Realizamos reflexões acerca do papel da extensão como força motriz, para o ensino e pesquisa, a partir do trabalho realizado no curso de Extensão de Pedagogia Social para o Século XXI, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense, compreendendo com Freire (1996), que o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, nas relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações. Assim ocorre com o curso realizado.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação e Política. IN: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). O Educador Vida e Morte. São Paulo, Graal, 1982.

COELHO, Mônica Paranhos. Jovens e cultura marginal: do mínimo ao máximo – derrubando muros / Monica Paranhos Coelho – Curitiba: CRV, 2019. 186 p. (Coleção Pedagogia Social para Século XXI – v. I)

CALVINO, Ítalo. Cidades Invisíveis. Companhia das Letras, Campinas, 2000.

GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a Formação da Cultura. Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1982.

JUNG, Gustav Carl. O Livro Vermelho. Editora Vozes, Petrópolis, 2009.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Universidade de Barcelona, 2002.

MARTINS ARAÚJO, Margareth. Pedagogia Social: Diálogos com crianças trabalhadoras. São Paulo: Editora Expressão e Arte, 2015.

MARTINS ARAÚJO, Margareth. Pedagogia Social: Métodos, Teorias, Experiências, Sentidos e Criatividades (organizadora) – Curitiba: 2019. 264 p. (Coleção Pedagogia Social para Século XXI, V I)

PASSOS, Jacy Marques. Pedagogia Social: Teoria e prática do educador social e a expressão dos sentimentos nos abrigos e nas ruas. Curitiba: CRV, 2019. 116 p. (Coleção Pedagogia Social para Século XXI – v. I)

PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas. Editora da UNESP, São Paulo, 1996.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina S.A, Coimbra, 2020.

SILVA, Roberto da. Pedagogia Social volume X / Tomo I Roberto da Silva, João Clemente de Souza Neto, Maria Stela Santos Graciani (org). – 1 ed. São Paulo (SP) Expressão e Arte Editora, 2017. 352 p.

SOUSA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. Campinas, SP: Alínea, 2000.

Downloads

Edição

Seção

Artigos