TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Rita Rodrigues de Souza
  • Felipe Rezende Cruvinel
  • Aladir Ferreira da Silva Júnior

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar possibilidades de uso de recurso tecnológico digital para o desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem de língua espanhola no Ensino Médio Técnico Integrado (EMTI), na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, priorizando a leitura, análise de propostas de atividades online e a construção de um repositório digital, em caráter experimental. Entre os resultados obtidos, encontram-se o mapeamento e a descrição de recursos disponíveis na internet, a saber: sites, vídeos e jornais em língua espanhola, também, a apresentação de um blog com esses recursos para fomentar o estudo do espanhol para o alunado da EJA. Foram localizados materiais para o aprendizado autônomo de leitura, aspectos gramaticais, léxicos, compreensão auditiva e conversação. Ressalta-se que houve preocupação com a gratuidade de acesso aos materiais.

Referências

AZZARI, E. F.. Ensino de inglês, tecnologias digitais e rupturas. Revista X, [S.l.], v. 2, n. 0.2015, dez. 2015. ISSN 1980-0614. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/43486/27463. Acesso em: 19 ago. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43486.

ABDO, H. 5 razões científicas para aprender outro idioma. Revista Galileu, 2016. Disponível em: http://gg.gg/galileuidioma. Acesso em: 06 abr. 2019.

Anuario del Instituto Cervantes 2017. Español en el mundo. Madrid: Instituto Cervantes, Boletín Oficial del Estado, 2017, 252 p. Disponível em: https://www.cervantes.es/sobre_instituto_cervantes/publicaciones_espanol/espanol_mundo/anuario_2017.htm. Acesso em: 31 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Trabalhando com a educação de jovens e adultos: O processo de aprendizagem dos alunos e professores. Brasília: 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno5.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019

CRUZ, P.; MONTEIRO, L. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2018.

DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm. Acesso em: 06 abr. 2019.

GONÇALVES, C. e G. O. B.; BASSO, C. EJA: Trabalhadores Estudantes e o ensino de Língua Espanhola no município de São José do Cerrito. Disponível em: http://gg.gg/egupy. Acesso em: 09 abr. 2019.

HENRIQUES, E. R. Distância entre línguas e o processo de aprendizagem/aquisição. IN: DURÃO, A. B. de A. B.; SALINAS, A.; SEDYCIAS, J. (org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 145-171.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.

IFG. Projeto Pedagógico do Curso técnico em secretariado integrado ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Revisado. Jataí: 2016. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br/info/tecint-eja/eja-secretariado/CP-JAT.Acesso em: 01 abr. de 2020.

JOAQUIM, B. dos S.; PESCE, L. As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nos contextos da Educação de Jovens e Adultos: Uma Revisão De Literatura (2007-2014). Olh@res: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 4(1), 2016, p. 86-106. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469. Acesso em: 09 abr. 2019.

LARSEN-FREEMAN, D.; ANDERSON, M. Teaching Techniques in English as a Second Language. Oxford: Oxford University Press, Third Edition, 2011.

LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 01abr. 2020.

LEI Nº 11.161, DE 5 DE AGOSTO DE 2005. Revogado pela lei nº 13.415, de 2017. Dispunha sobre o ensino de língua espanhola. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm. Acesso em: 01 abr. 2020.

LOBATO, G.. Educação e Tecnologia: Novas Possibilidades, Novos Caminhos (1) . Edição do Kindle, 2018.

PAIVA, V. L. M. de O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, v. 18, n. 1, 28 ago. 2019.

PAIVA, V. L. M. de O.; BOHN, V. C. R.. O uso de tecnologias em aulas de LE. Disponível em: http://www.veramenezes.com/paivabohn.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

SANTAELLA, L. Intersubjetividade nas redes digitais. Repercussões na educação. In: PRIMO, A..(Org.). Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013, v. 1, p. 33-50.

SEDYCIAS, J.. Por que os brasileiros devem aprender espanhol?. In: DURÃO, A. B. de A. B.; SALINAS, A.; SEDYCIAS, J, (org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 35-44.

SERAFIM, M. L; SOUSA, R. P. Multimídia na educação: vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. da S. C.; CARVALHO, A. B. G. (Org.) Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: Eduepb, 2011, p. 17 – 48.

SILVA, M. B. Professor de EJA: identidade e formação. EAD – Educação a Distância. Parceria Universidade Católica Dom Bosco e Portal Educação. s/d.

TEIXEIRA, C. DE S.; LIMA, S. DE. Ensino de Espanhol na educação de jovens e adultos. Revista de Educação Popular, v. 18, n. 3, p. 158-178, 6 jan. 2020.

VÍTORES, D. F. El Español: Una Lengua Viva - Informe 2019. Departamento de Comunicación Digital del Instituto Cervantes: Madrid-ES. 96p., NIPO: 110-19-046-6, 2019.

WINNICOTT, D. W. O Brincar e a Realidade. Tradução de José O. Aguiar e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1975.

Downloads

Edição

Seção

Artigos