CULTURA DIGITAL, LINGUAGENS E TDIC NA BNCC E NA BNC-FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

  • Geraldo Jose Liska

Resumo

Questões que envolvem as ações e reações da educação frente a pandemia e todos os movimentos que se constituem em processos para ressignificar a sala de aula perante as demandas do isolamento e da educação online são temas de debate e discussão atuais. Pensando nisso, realizamos um recorte sobre o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Curricular inicial para a formação de professores da Educação Básica (BNC-Formação) dizem com relação ao conhecimento de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDCI). Percebemos que os documentos trazem como uma das principais competências para seu público a compreensão e a utilização de TDCI. Por outro lado, deparamo-nos com um desafio a ser superado perante a realidade: professores se preparando para responder às exigências do contexto e alunos que não têm os equipamentos necessários para acompanhar as mudanças, o que amplia a falta de equidade do sistema de ensino.

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COVID-19: uma pandemia sob o olhar das ciências da linguagem