“O BRASIL NÃO PODE PARAR”: UM MOVIMENTO ENUNCIATIVO/DISCURSIVO QUE PODE CONTAMINAR O DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Julia Castro Moura

Resumo

Este artigo é resultado de estudos produzidos pelo grupo Linguagem, Cultura e Direito do Núcleo Acadêmico de Pesquisa (NAP) do curso de Direito da PUC-Minas e examina questões linguísticas, enunciativas e discursivas que estão presentes na campanha do Governo Federal “O Brasil não pode parar”, lançada em março de 2020. O objetivo central é analisar linguisticamente os possíveis efeitos de sentido relativos à Pandemia da Covid-19, no que tange às evidências dos modos de dizer acerca do conflito entre Economia e Saúde, a fim de demonstrar, por meio de pistas, vestígios e marcas linguísticas, o modo como os elementos desse já-dito refletem o trabalho do sujeito com e no discurso. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos estudos da Língua(gem) e, em especial, nas concepções de formação discursiva, sujeito empírico, sujeito do discurso, conceitos elementares da Análise do Discurso Francesa (AD) e, nos estudos psicanalíticos de formações inconscientes das identidades individuais e grupais. Notamos que  efeitos de sentido atravessam os sujeitos empíricos, acionando formas de identificação com este discurso na circulação do vídeo. Essa identificação discursiva, sob a perspectiva do atravessamento do inconsciente e da ideologia, pode produzir reações de adesão e de incorporação aos enunciados contidos nesta campanha.

Referências

AZEVEDO, Reinaldo. Campanha da Secom repete a de Milão, que vê tragédia e pede desculpa. UOL, 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2020/03/27/campanha-da-secom-repete-a-de-milao-que-ve-tragedia-e-pedido-de-desculpa.htm>. Acesso em: 22 de ago. de 2020.

BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação. In: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. São Paulo: Pontes, 1989. p. 81-90. BION, R. Wilfred. Conversando com Bion: quatro discussões com W. R. Bion. Tradução Paulo César Sandler. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

BRASIL, Meteoro. PARE!. YouTube, 2020. Disponìvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=RQtMT_dCMX4>. Acesso em: 22 de ago. de 2020.

BRITO, Robson Figueiredo. Um estudo da construção de posicionamentos identitários assumidos por estudantes pibidianos em relatos orais sobre a temática do tornar-se professor. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa de Pós-graduação em Letras, PUC Minas, Belo Horizonte, 2016.

BRITO, Robson Figueiredo. Posicionamentos discursivos e identitários de sujeitos universitários em experiência de letramento acadêmico em um curso de Direito. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, PUC Minas, Belo Horizonte, 2019

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Tradução de Fabiana Komesu. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

GOVERNO Federal lança vídeo em tom emocional pedindo que o Brasil não pare; veja. O TEMPO, 2020. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/politica/governo-federal-lanca-video-em-tom-emocional-pedindo-que-o-brasil-nao-pare-veja-1.2317098>. Acesso em: 22 de ago. de 2020.

GRIGOLETTO, Evandra. Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. Análise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Claraluz, p. 1-11, 2007.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Organizado por Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. Curitiba: Criar Edições. 2008. 183 p.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2015.

ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas: Pontes, 2012a.

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012b.

PAIVA, Vera Lúcia de Oliveira e . Manual de Pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo, Parábola, 2019.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Tradução de Eni P. Orlandi et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.

PREFEITO admite erro ao apoiar campanha ‘Milão não para’ imitada no Brasil. UOL, 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/27/prefeito-admite-erro-ao-apoiar-campanha-milao-nao-para-imitada-no-brasil.htm>. Acesso em: 22 de ago. de 2020.

SOUZA, Sérgio Augusto Freire de. Conhecendo Análise do Discurso: linguagem, sociedade e ideologia. Manaus: Editora Valer, 2006.

, Poder. Bolsonaro lança comercial com slogan #oBrasilNãoPodeParar. YouTube, 2020. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=OosQexo9_lk>. Acesso em: 22 de ago. de 2020.

, Poder. Campanha publicitária “Milano NON Si Ferma” (Milão não para), divulgada pela prefeitura de Milão. YouTube, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0rDmlG6XoMU>. Acesso em: 22 de ago. de 2020.

Downloads

Edição

Seção

COVID-19: uma pandemia sob o olhar das ciências da linguagem