CENAS DA ENUNCIAÇÃO EM RIO TURUNA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA ENUNCIATION SCENE IN RIO TURUNA: A DISCOURSIVE ANALYSIS

Autores

  • Paula Ramos Ghiraldelli
  • Thiago Barbosa Soares

Resumo

Esse artigo tem como intuito analisar discursivamente a obra literária Rio Turuna (1964), de Eli Brasiliense, a partir do conceito de cena da enunciação, da Análise do Discurso, de modo a melhor compreender o aspecto espacial-discursivo, em destaque no texto. A potencialidade interpretativa do texto literário, ao se mostrar como um testemunho da realidade sociocultural de um dado povo, em um dado tempo e espaço, proporciona a apreensão de suas condições de produção, ou seja, da vida e formação da identidade ribeirinha tocantinense, em uma época anterior à criação do Estado. Diante da análise dos fragmentos que compõem nosso corpus, concluímos que os relatos da narrativa ocorrem de modo a difundir as relações de poder reiteradas no texto e, nesse processo, o discurso se apresenta como resultado do trânsito da linguagem entre o que é dizível por meio da memória e a ruptura com os processos de significação.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1980.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 41ª ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

BRASILIENSE, Eli. Rio Turuna: romance. Livraria J. Olympio Editora, 1964.

FOUCAULT, Michel. Diálogo sobre o poder. In: FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. Tradução Vera Lucia Avellar Ribeiro. Organização e seleção de textos de Manoel Barros da Motta. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 253-266.

MAIA, Cinara Teodoro; SOARES, Thiago Barbosa. A Discursividade em Rio Turuna: Uma Análise de Sujeitos e Sentidos da Identidade Goiano-Tocantinense. Revista FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 13, p. 241-256, fev. 2021.

MAINGUENAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Org. S. Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Trad. S. Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MAINGUENAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Trad. Sírio Possenti. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5ª ed. Campinas, SP: Pontes, 1999.

SENO, Ana Regina. O Ethos no discurso político de Dilma Rousseff: a imagem da mulher na política. Dissertação de Mestrado, Programa da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santos, Vitória, 2014.

SOARES, Thiago Barbosa. Percurso Linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

Downloads

Edição

Seção

Norte em análise: discursividades