SER OU NÃO SER DAQUI: UMA ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO NAS ELEIÇÕES PARA A PREFEITURA DE PORTO VELHO EM 2020

Autores

  • Lucas Martins Gama Khalil

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a constituição discursiva das imagens de enunciador em um debate para a prefeitura de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, ocorrido em 2020. A análise fundamenta-se no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso, especificamente, a partir de conceitos – como o de ethos discursivo – desenvolvidos por Dominique Maingueneau. Complementarmente, relaciona-se a questão do ethos à discussão sobre a produção da identidade no discurso político/eleitoral, realizada por Patrick Charaudeau, e ao funcionamento de índices de alocução, conforme abordagem de Ruth Amossy concernente à argumentação. Tem-se a hipótese de que a relação do político com a cidade (seja de proveniência ou não) se configura como um tema imposto nas apresentações dos candidatos, constituindo, assim, elemento fundamental de seus ethé.

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Trad. Angela Corrêa. São Paulo: Contexto, 2018.

BARONAS, Roberto; PONSONI, Samuel. Uma análise de discurso de base enunciativa: notas de leitura sobre o percurso epistemológico de Dominique Maingueneau. Revista Heterotópica. v. 1, n. 1. 2019.

CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública. Trad. Angela Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. De Souza-e-Silva, Décio Rocha. 6. ed. São Paulo: Cortez: 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R; SALGADO, L. (orgs.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. Trad. Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

PORTO VELHO. Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho -RO. Diagnóstico Preliminar. Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. Porto Velho, 2018.

Downloads

Edição

Seção

Norte em análise: discursividades