AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PESSOAS NEGRAS EM ILUSTRAÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Diana Silva Thomaz

Resumo

Este artigo apresenta a síntese de uma análise feita em Thomaz (2020) sobre as representações sociais de pessoas negras nas ilustrações dos livros “Interagindo em português 1 – textos e visões do Brasil” e “Terra Brasil: curso de língua e cultura”, utilizados no ensino de português para estrangeiros. Verificaremos se esses materiais, que se propõem a permitir um trabalho não só com estruturas linguísticas, mas também com aspectos culturais, propagam estereótipos já consolidados sobre a população negra, que é tida como minoria social e comumente apresentada em papéis de subserviência na mídia e mesmo em materiais de português para brasileiros. Como referencial teórico principal, adotaremos Jodelet (2001), que apresenta a Teoria das Representações Sociais (RS) que será utilizada para dar suporte às análises. Esperamos contribuir tanto com professores quanto com autores de materiais didáticos no que se refere à tomada de consciência sobre a importância de termos RS adequadas nos materiais utilizados em sala de aula.

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Publicado

2021-10-31