PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS NA UNEMAT: UMA AÇÃO DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

Autores

  • Maribel Chagas de Ávila
  • Valdir Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo situar a ação de institucionalização das práticas de ensino de Português como Língua Adicional (PLA), por meio da criação do Curso de Português para Estrangeiros- PPE, no Campus Cáceres, na Universidade do Estado de Mato Grosso. Trata-se de alguns resultados de um projeto de extensão executado como parte de uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística, Linha de Pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. A proposta é contextualizar o processo de efetivação dessa política educacional no contexto da fronteira Brasil-Bolívia e também mostrar um pouco do material e atividades didático-pedagógicas desenvolvidas nas aulas, num processo de aprendizagem que estabeleceu laços de amizade e momentos de interculturalidade para os participantes da primeira turma. Os resultados parciais indicam que  essa  política educacional iniciada na UNEMAT, pautada na perspectiva teórica e metodológica de ensino da Língua de Acolhimento (PLAc), se mostrou relevante porque ainda faltam políticas públicas de acolhimento que cumpram, de fato, a integração de migrantes na diversidade de práticas sociais de língua(gem) no âmbito da UNEMAT, tendo em vista o compromisso de poder contribuir com intervenções humanitárias e linguísticas na fronteira Brasil-Bolívia.

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Publicado

2021-10-31