MATERIAIS DIDÁTICOS POTENCIALMENTE INTERCULTURAIS: CRENÇAS NA E SOBRE A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS

Autores

  • Diogo Oliveira do Espírito Santo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel de crenças sobre línguas-culturas e de materiais didáticos potencialmente interculturais no processo de aprendizagem de português para falantes de outras línguas. As noções de língua-cultura, perspectiva intercultural e crenças serão a base para a discussão de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, cujos dados foram gerados a partir da aplicação de questionários e de notas de campo de observações de aulas em uma turma de língua portuguesa de uma universidade nos Estados Unidos. Os resultados deste trabalho ressaltam a importância de não só considerar a aprendizagem de línguas a partir de uma perspectiva intercultural, como também de investigar o lugar que materiais didáticos, conjuntamente com crenças sobre a língua portuguesa e as culturas brasileiras, ocupam no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de sujeitos mais sensíveis culturalmente.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas, SP: Pontes, 1999.

AKKARI, Abdeljalil. Introdução às perspectivas interculturais em educação. Salvador: EDUFBA, 2010.

BAILEY, Kathleen; NUNAN, David. Exploring second language classroom research. Boston: Heinle, 2009.

BARALT, Melissa; BRAVO, Maria López. Teaching Chinese as a foreign language: A classroom study on the timing of grammar around a task. CASLAR, v. 5, nº. 1, p. 27-61, 2016.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 1995.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Metodologia de Pesquisa das Crenças sobre Aprendizagem de Línguas: Estado da Arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, vol. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, Ana Maria Ferreira; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41.

BYRAM, Michael. Cultural studies in foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters, 1989.

BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.

BYRAM, Michael; GRIBKOVA, Bella; STARKEY, Hugh. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Council of Europe, Language Policy Division, Strasbourg, 2002.

CANÇADO, Maria. Um estudo sobre a pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 23, p. 55-69, 1994.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, 2008.

CORBETT, John. Intercultural language activities. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

DOURADO, Maura Regina; POSHAR, Heliane Andrade. A cultura na educação lingüística no mundo globalizado. In: SANTOS, Percilia; ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz (org.). Língua e Cultura no contexto de português, língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 33-52.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

GUILHERME, Manuela; DIETZ, Gunther. Diferencia em la diversidad: perspectivas múltiples de complejidades conceptuales multi, inter y trans-culturales. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, v. 20, n. 40, Colima, p. 13-36, 2014.

HOLEC, Henri. The learner as manager: managing learning or managing to learn? In WENDEN, Anita; RUBIN, Joan. (org.). Learner strategies in language learning. London: Prentice Hall, 1987, p. 145-156.

KALAJA, Paula. A review of five studies on learner beliefs about second language learning and teaching: exploring the possibilities of narratives. AFinLAn vuosikirja, p. 21-38, 2015.

KRAMSCH, Claire. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

KRAMSCH, Claire. Language and culture. In: SIMPSON, James (org.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. Nova Iorque: Routledge, 2011. p. 305-317.

KRAMSCH, Claire. Culture in foreign language teaching. Iranian Journal of Language Teaching Research, v. 1, n. 1, p. 57-78, 2013.

KROSKRITY, Paul. Language Ideology. In: DURANTI, Alessandro (org.). A companion to linguistic anthropology. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing, 2004.

LEFFA, Vilson José. A look at students’ concept of language learning. Trabalhos em Lingüística Aplicada, n.17, p. 57-65, 1991.

LEFFA, Vilson José. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT – Editora da UCPel, 2007.

MENDES, Edleise. Abordagem comunicativa intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. 2004. 440 f. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Instituto de Estudos da Linguagem. 2004.

MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In: SCHEYERL, Denise Chaves de Menezes; SIQUEIRA, Sávio (org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 355-378.

MENDES, Edleise. A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE-L2. EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 203-221, 2015.

PRABHU, Nagore Seshagiri. Materials as support; materials as constraint. RELC Seminar. Singapore, 1988.

PULVERNESS, Alan; TOMLINSON, Brian. Materials for Cultural Awareness. In: TOMLINSON, Brian (org.). Developing Materials for Language Teaching. 2. ed. Londres: Bloomsbury, 2013. p. 443-459.

RILEY, Philip. Learners’ representations of language and language learning. Mélanges Pédagogiques C.R.A.P.E.L., v. 2, 1989.

RISARGER, Karen. Languaculture as a key concept in language and culture teaching. In.: PREISLER, Bent et. al. (org.). The consequences of mobility: linguistic and sociocultural contact zones. Dinamarca: Roskilde Universitet, 2005, p. 185-196.

SILVA, Kléber Aparecido. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Linguagem & Ensino, v. 10, n. 1, p. 235-271, 2007.

SCHEYERL, Denise Chaves de Menezes. Práticas ideológicas na elaboração de materiais didáticos para a educação linguística. In: SCHEYERL, Denise Chaves de Menezes; SIQUEIRA, Sávio (org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 37-56.

TELLES, João. É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2002.

VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena. Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, 2004.

VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena. Metodologia na investigação das crenças. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 219-231.

Downloads

Publicado

2021-10-31