A POSIÇÃO-LEITOR DE REVISTAS IMPRESSAS: UM GESTO DE INTERPRETAÇÃO

Autores

  • Claúdio Gonçalves Gomes

Resumo

A mídia como uma das instâncias de poder na contemporaneidade faz circular, (re) produzir, silenciar discursos. Tornou-se clichê afirmar que a imprensa é o quarto poder, mas talvez seja pertinente dizer que a mídia ocupa um lugar hegemônico, condensando e comando outros poderes (POSSENTI, 2007). Dessa forma, é de suma importância compreender o funcionamento dos discursos no campo midiático, como os sentidos são produzidos pelos sujeitos, como as formações discursivas determinam o que pode ser dito, entre outras questões.
Neste trabalho, nos propomos a analisar o discurso sobre a língua na mídia impressa, mais especificamente a revista Língua Portuguesa, veiculada em bancas de jornal de todo o Brasil. Para este artigo, recorreremos ao conceito de leitura e a posição-leitor nele imbricado e como este produz efeitos de sentido. Este trabalho se assenta, portanto, nos fundamentos teóricos da análise do discurso francesa, sobretudo nos trabalhos Michel Pêcheux ([1988] 2002), Orlandi (2012), entre outros.

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