ANÁLISE SEMIÓTICA DE UM TEXTO SINCRÉTICO

Autores

  • Eliane Aparecida Miqueletti
  • Tania Regina Montanha Toledo Scoparo

Resumo

A capa de revista é como uma espécie de vitrine para a apreciação e sedução do leitor. Por isso, em sua construção, o destinador procura estabelecer estratégias discursivas bem elaboradas que possam levar os destinatários a um determinado fazer – comprar a revista. Dessa forma, partindo da noção bakhtiniana de gêneros discursivos, aliada aos aportes teóricos fundamentais da semiótica greimasiana, neste trabalho, pretendemos apresentar os resultados da análise e da descrição do imbricamento de linguagens que fazem da capa de revista um gênero sincrético observado na publicação da Revista Veja, em 03/04/2013.
O objetivo dessa proposta de análise é o de demonstrar como a semiótica, de linha francesa, pode colaborar teórica e metodologicamente para a construção de um modelo didático que possa servir como referencial na elaboração de sequências didáticas com um gênero sincrético e, assim, contribuir para promoção do letramento multissemiótico (ROJO, 2009).
A teoria semiótica tem se preocupado com a educação, sobretudo a fim de intervir em sua relação com o texto não verbal, contemplando a formação do leitor reflexivo e crítico. Esperamos promover uma discussão sobre a importância do trabalho pedagógico com outras linguagens nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.

Downloads

Edição

Seção

Artigos