IMAGENS DO LUTADOR ANDERSON SILVA EM EXEMPLARES DAS REVISTAS VEJA E SUPERINTERESSANTE SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA: RETRATOS DE UM GLADIADOR TRANQUILO

Autores

  • Rafael de Souza Bento Fernandes
  • João Carlos Cattelan

Resumo

Desde 2001, no Brasil (correspondendo a um fenômeno mundial), o MMA, sigla que em tradução livre do inglês significa “Artes Marciais Mistas”, vem conquistando cada vez mais fãs, alcançando o patamar de terceiro esporte mais popular em nosso país (somente atrás da Fórmula 1 e do Futebol), conforme Ferreira e Orsolini (2012), em reportagem especial da revista Istoé Dinheiro.
Estima-se que a indústria da marca UFC (Ultimate Fighting Championship) principal torneio mundial da modalidade MMA, valha cerca de um bilhão de dólares, desconsiderando os segmentos de comercialização de roupas, produtos esportivos e canais de TV a cabo vinculados a ela3. Sob tais condições de produção, desenvolveram-se campanhas publicitárias intensivas no Brasil que, conforme constatamos em nossas análises4, propiciaram uma fortuita desvinculação do agora reformulado MMA em relação ao Vale-Tudo, tido como brutal e animalesco, elevando-o à condição de esporte, em certo sentido, negando a violência intrínseca a todo combate físico.

Downloads

Edição

Seção

Artigos