UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO: DA NOTÍCIA À POESIA

Autores

  • Rita Rodrigues de Souza

Resumo

Este trabalho evidencia a dimensão do trabalho psicopedagógico com a leitura e a escrita no contexto escolar, contemplando o papel do aprendiz e do docente. O estudo teórico sobre as atividades de leitura e produção textual, que tratem do trabalho interativo, dos gêneros textuais, da linguagem polissêmica — como forma de se conceber, assimilar e de se apropriar dos sentidos da palavra, em contextos específicos sob o enfoque do campo multidisciplinar da Psicopedagogia — nos ajuda a perceber os avanços e/ou retrocessos no campo do ensino da linguagem em relação ao papel do professor, do aluno, dos materiais didáticos, das experiências familiares e da escola como um todo. A escola não está isenta das novas exigências sociais, históricas e culturais. Ela está sendo cobrada por resultados mais significativos no que tange à recepção e produção de conhecimentos e precisa, assim, considerar outros saberes oriundos de áreas pertinentes à educação, como a Psicopedagogia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos