DESLOCAMENTO DAS FIGURAS DA ENUNCIAÇÃO A PARTIR DOS “SERES DE DISCURSO” DUCROTIANOS

Autores

  • Hélio de Oliveira

Resumo

Este trabalho toma como objeto o estatuto que adquirem algumas figuras enunciativas dentro das problemáticas da enunciação. Não raro, o mesmo termo é mobilizado de maneiras diferentes na mesma área de conhecimento, ou em áreas “vizinhas”, filiando-se a diferentes teorias. O objetivo do texto é descrever e exemplificar as categorias “clássicas” de falante, locutor, enunciador, enunciatário, destinatário, partindo das teses de Ducrot (1987, 1989) sobre polifonia e argumentação na língua, representadas pelos personagens da enunciação que ele denomina “seres de discurso”, passando pelo desenvolvimento da figura de destinatário tal como apresentado por Verón (1987) e chegando ao deslocamento das figuras locutor e enunciador proposto por Guimarães (1996, 1998, 2005), além de sua redefinição de “falante”, dentro de um quadro teórico mais amplo. Ao longo deste percurso, procura-se operacionalizar os conceitos apresentados analisando enunciados de uma peça publicitária da marca Coca-Cola, cujo mote é um projeto social. Assim, as considerações que seguem podem ser inseridas no domínio caracterizado por Guimarães (1996, p. 99) como “Semântica da enunciação”

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