A PERSPECTIVA SISTEMICISTA DE ANÁLISE DE GÊNEROS: A PROPOSTA DE RUQAYIA HASAN

Autores

  • Alex Caldas Simões

Resumo

Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s, 1998), o texto, objeto do ensino de línguas, tem sido visto nas práticas escolares como um gênero textual e/ou discursivo3 . Dessa forma, atualmente tem se incentivado que o estudo de línguas se dê por meio de textos, vistos aqui além de sua construção textual (textualidade) ou dos gêneros escolares (descrição, narração e dissertação). Trabalhar o texto como um gênero significa, portanto, observá-lo como uma construção lingüística contextualizada que reflete o processo social envolvido na construção do texto (Cf. DELL‟ ISOLA, 2007), onde possamos articular de maneira precisa texto e contexto (Cf. SILVA, 2007; 2010; SIMÕES, 2010). Nessa perspectiva evita-se observar o texto, materializado em algum gênero do discurso, como um construto lingüístico engessado, com uma estrutura fixa e restrita (Cf. DELL‟ ISOLA, 2007)

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