A CONCORDÂNCIA VERBAL EM APOSTILAS DE PORTUGUÊS USADAS NO ENSINO MÉDIO: POSIÇÕES DISCURSIVAS

Autores

  • Miriã de Oliveira Ferreira

Resumo

Após quase meio século da introdução da sociolinguística nos currículos dos programas de pós-graduação stricto sensu em linguística no Brasil, nota-se uma efetiva expansão da concepção de que toda língua viva varia e muda. Essa concepção atingiu, inclusive, a esfera dos documentos oficiais que norteiam o ensino de língua portuguesa na escola básica. Diante dos conhecimentos produzidos pela sociolinguística, a milenar ideologia purista que significa a língua como absolutamente una, homogênea, invariável e imutável teve de se haver com uma ideologia relativista que a vê como plural, heterogênea, variável e mutável. Embora essa última perturbe a ordem purista, está longe de desbancá-la. Contemporaneamente, assiste-se, na cena pública, a um verdadeiro duelo entre os que enunciam sobre o português interpelados pelo purismo gramatical e os que o fazem interpelados pelo relativismo sociolinguístico

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