LIVRO DIDÁTICO E VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: SENTIDOS (IM)POSSÍVEIS DE DIZER

Autores

  • Vagner Barcelos David
  • Soraya Maria Romano Pacífico

Resumo

De acordo com a Análise do Discurso francesa, sabemos que o lugar social ocupado pelos interlocutores afeta a construção dos sentidos e os gestos de interpretação. Por ser assim e construindo sentidos a partir do lugar de graduando e docente do curso de Pedagogia, da FFCLRPQUSP, podemos dizer que causou-nos inquietação a grande repercussão, no discurso midiático, impresso e eletrônico, em torno da polêmica gerada pelo livro didático Por uma vida melhor, de Heloísa Ramos, que foi aprovado pelo MEC. O livro faz emergir questões acerca das variantes linguísticas e do preconceito linguístico, sentidos que, conforme veremos pelas análises que nos propomos realizar, devem permanecer silenciados. Diante de tal conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo analisar dois textos publicados no blog da Revista Veja, de autoria de Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes.

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