O QUE É LITERATURA?: LEITURAS DENTRO E FORA DA ESCOLA

Autores

  • Alexandra Santos Pinheiro
  • Mayara Regina Pereira Dau

Resumo

O presente artigo pretende discutir algumas concepções do que é considerado como literatura, com o objetivo de ilustrar de que maneira o tema é polêmico e controverso. Procura-se compreender como essa dificuldade de definição chega às escolas e faz com que os professores cometam equívocos, como o de considerar somente algumas obras como literatura e excluir outras, dentre elas, as que fazem parte do repertório de leitura dos alunos. A atitude dificulta, a nosso ver, o processo de formação de leitores e não oportuniza o contato com uma diversidade de obras aos alunos. As discussões em torno do tema formação de leitores tornam-se, cada vez mais, calorosas e polêmicas. Isso porque, para tratar da formação de leitores, é preciso considerar algumas questões complexas e, também, cercadas por muitos debates na atualidade: políticas públicas, acesso ao livro, currículo escolar, professores leitores, formação continuada de professores e mais um grande número de itens que poderiam ser somados a essa lista. Some-se aos problemas citados as diferentes concepções teóricas que marcam historicamente o ensino de Literatura no Brasil. A mais recente e a que marca a escrita do presente artigo seria a do Letramento Literário.

Downloads