A autoria e seus desdobramentos: uma leitura de Foucault e a análise do Dossiê MST na escola do MST

Autores

  • Luciana Vedovato Unioeste/UFRGS

Resumo

O texto trata da construção da autoria no documento Dossiê: MST Escola: Documentos e Estudos, 1990- 2001. Cadernos de Educação no. 13 Edição Especial, Veranópolis, RS: 2005. Com base na discussão foucaultiana (2013) sobre a construção da autoria, o presente trabalho tem por objetivo investigar como as marcas linguísticas concretizam os lugares intepretativos dos sujeitos, suas posições dentro das Formações Discursivas e como trabalho da língua, enquanto elemento simbólico, coloca em movimento a ideologia e a história. Dessa maneira, o trabalho será dividido na leitura do texto de Foucault e na análise do documento, entretanto, para a análise desdobraremos nossas reflexões teóricas para além do texto foucaultiano. Utilizaremos, também, os textos de Orlandi (1996), Pêcheux (2010) e as discussões na disciplina de Intepretação e Autoria ministrada, na Universidade Federal de Porto Alegre (UFRGS) pela professora Solange Mittmann (2013)

 

Biografia do Autor

Luciana Vedovato, Unioeste/UFRGS

Professora efetiva do departamento de Linguística da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste e doutoranda do programa de Pós-gradução em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BRASIL, Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Artigo 28. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm acesso em janeiro de 2014.

CUNHA, C. CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6 ed. Lexikon Editorial: RJ, 2013.

FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Organização e Seleção de Manual de Barros da Motta. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 3 ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013 (Coleção Ditos e Escritos III).

_______. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

INDURSKY, Freda. Da Heterogeneidade do discurso à Heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In.PEREIRA E., FUNCK, A. E BORNÉO, S. A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educad, 2001.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA. Dossiê MST na Escola: documentos e estudos 1990-2001. Veranópolis, RS: ITERRA, 2005.

MITTMANN, Solange. Interpretação e Autoria. Disciplina do Programa de Pós-graduação em Letras, da linha Estudos do Texto e do Discurso da Universidade Federal de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, 2013;

ORLANDI, E.P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, Campinas, 1993.

________. Autoria e interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

_______. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas, SP: Pontes Editores: 2011.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 2 ed. Campinas, SP: Pontes, 1997.

_______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi et all. 4 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

Downloads

Publicado

2015-12-31