POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA REFLEXIVA

Autores

  • Roberto César Reis da Costa

Resumo

Recentemente, temos sido desafiados a refletir acerca da política de inclusão que vem sendo discutida pelos especialistas em educação e implementada pelo Ministério da Educação (MEC). Será que a principal questão das políticas públicas para a educação se encerra na política de inclusão? Parece que as políticas públicas estão sendo bem estabelecidas nas leis, nos decretos, nas resoluções e noutros documentos legais. Todavia, no decurso da implementação, elas se perdem como se fossem “um grão de areia no meio do oceano”. Além disso, tem-se arquitetado a edificação dessas políticas a partir da instalação de arenas onde há a prevalência de discursos acadêmicos-científicos, cujas vozes tendem a ecoar persuasivamente. O propósito aqui é refletir acerca dos discursos emanados das questões relativas à política educacional voltada à inclusão dos Surdos. Faz-se necessário destacar, no entanto, que o objetivo desse breve artigo não é se opor à inclusão, mas discutir acerca da inclusão irrefletida que tem afetado à área da Surdez.

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