Achado não é roubado: uma situação de aprendizagem de língua portuguesa com alunos da EJA

Autores

  • José Amilsom Rodrigues Vieira Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Neste texto, serão apresentados resultados de atividade desenvolvida com alunos de uma escola pública do município de Araguaína, Estado do Tocantins, Brasil. As análises focalizam o ensino de língua portuguesa em um segmento da Educação de Jovens e Adultos - EJA, com ênfase sobre o discurso proverbial. Os resultados apontam para uma incipiente rejeição das “verdades” que perpassam a "sabedoria popular".

Palavras-chave: língua portuguesa, EJA, provérbios.

Biografia do Autor

José Amilsom Rodrigues Vieira, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras Português/Inglês (UFT), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura (FAPAF), Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura (UFT).

Referências

ALVAREZ, M. L. O. Cada macaco no seu galho: um estudo dos padrões de uso dos provérbios brasileiros e seus equivalentes em espanhol e russo. In: Maria Alvarez de la Granja. (Org.). Fixed Expressions in Cross-Linguistic Perspective: a multilingual and multidisciplinary approach. 1 ed. Hamburg: Verlag Dr. Kovac, 2008, v. 1, p. 117-139.

CORRÊA, C. R. Discurso proverbial: reafirmação do preconceito contra a mulher? 2000. 105 f. Dissertação (Mestrado em Teoria do Texto e Discurso) - Universidade Federal Rio Grande do Sul – RS, Porto Alegre, 2001.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 1 ed. São Paulo: Ática, 2006.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KOCH, I V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MOLLICA, M. C.; LEAL, M. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola, 2009.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: ALB, 1996. (Coleção Leituras do Brasil).

ROCHA, R. A enunciação dos provérbios: descrições em francês e português. São Paulo: Annablume, 1995. (Coleção timbre, n. 1).

SAMPAIO, M. N. Educação de jovens e adultos: uma história de complexidade e tensões. Práxis Educacional. Vitória da Conquista v. 5, n. 7 p. 13-27 jul./dez. 2009.

SANTIAGO, C. A. B. Uma situação de aprendizagem de língua inglesa com alunos da EJA: percepções sobre uma unidade didática e a aprendizagem. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC – SP, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-31