EDUCAÇÃO, SAÚDE E FELICIDADE: A MORAL PRODUTIVISTA EM PROPAGANDAS ESCOLARES

Autores

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú
  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise de algumas peças publicitárias de instituições educacionais de nível básico, a fim de encontrar certas regularidades, na dispersão de enunciados, com relação ao enfoque da educação brasileira, quer no aluno ou no professor. O corpus foi selecionado no meio virtual da internet e também nas ruas da Grande Goiânia, não havendo para os pesquisadores a necessidade de regionalizar esse corpus. A Análise do Discurso foucaultiana é, até o momento, a linha teórica mais adequada para a análise desse corpus, tendo em vista a sua flexibilidade em trabalhar com enunciados verbais e não-verbais. Para tanto, a análise a ser apresentada neste trabalho envolverá prioritariamente o conceito de saber e sua produção nas relações de poder, a organização dos saberes em formações discursivas e ainda as noções de bio-poder e bio-política, conforme Foucault. Por certo, seguindo nessa orientação foucaultiana, correspondente as suas fases arqueológica e genealógica, trataremos o enunciado como da ordem do acontecimento.

Downloads