REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DE LEITURA NO BRASIL: MÍDIA E DISCURSO

Autores

  • Lígia Mara Boin Menossi de ARAÚJO
  • Marco Antônio Almeida RUIZ

Resumo

Neste ensaio, temos como tema as representações discursivas do leitor brasileiro contemporâneo; nosso objetivo é observar como a figura do leitor brasileiro está diretamente relacionada à concepção de inteligência, educação e, consequentemente, a capacidade de bem governar um país. Nosso trabalho apresenta dois eixos principais que corroboram em algumas reflexões acerca da representação discursiva da leitora e ex-presidenta da República, Dilma Rousseff. No primeiro eixo, há a questão da leitura estar atrelada ao fato do indivíduo ser mais inteligente, assim quem lê seria mais culto, intelectualizado e sabe usar a norma culta, e, por isso, tem maior capacidade de governar; o segundo eixo é o de que devemos sempre lembrar dos livros que lemos para sermos verdadeiros leitores. Nosso material de análise é constituído por uma videomontagem abrigada no site YouTube, tida como humorística, em que o alvo do discurso humorístico derrisório é a ex-presidenta Dilma Roussef. Para esta nossa empreitada teórica, tomaremos também como material os comentários feitos pelos internautas acerca da vídeomontagem, considerando os princípios teóricos de Marie-Anne Paveau (2017) acerca das novas mídias e dos comentários digitais.

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