UM CANTO DRAG PELA LIBERDADE: INDESTRUTÍVEL COMO CARACTERÍSTICA LGBTQIA+

Autores

  • Robert Moura Sena GOMES UFSCar

Resumo

A partir da teoria Semiótica de base greimasiana este artigo propõe a análise da letra da canção Indestrutível, da drag queen e cantora brasileira Pabllo Vittar, lançada no ano de 2018. A violência contra a população LGBTQIA+ é uma realidade presente no Brasil e no mundo e, a partir deste contexto que direciona a temática da música, analisamos, sobretudo com base no percurso gerativo do sentido, sua letra. Nela, buscamos observar como é construída a significação de ser indestrutível e quais são as estratégias enunciativas utilizadas em cada nível do percurso. No nível fundamental identificamos o par mínimo de oposição axiológica liberdade vs. opressão; no nível narrativo, depreendemos os processos da construção narrativa em torno do desejo de liberdade e de suas formas abstratas; e, no nível discursivo, com base nos elementos de enunciação, analisamos se há conjunção dos sujeito com os valores eufóricos desejados.

Referências

BENEVIDES, Bruna G.; BONFIM, S. N. Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2021.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto.1999.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 9 ed. São Paulo: Contexto. 2000. (Repensando a Língua Portuguesa).

GEEP, Débora. Brasil, o país da diversidade que mais mata LGBTQIA+. Folha de S. Paulo. São Paulo, 15 de jul. de 2019. Seção Opinião. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/07/brasil-o-pais-da-diversidade-que-mais-matalgbtqia.shtml>. Acesso em: 15 de out. de 2019.

GREIMAS, Algirdas. Julien. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.

GREIMAS, Algirdas Julien & COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

Grupo Gay da Bahia (GGB - 2018). Relatório 2018: mortes violentas de LGBT+ no Brasil. Disponível em: <https://grupogaydabahia.com.br/relatorios-anuais-de-morte-de-lgbti/>. Acesso em: 05 de maio de 2021.

Minha Biografia - Sobre mim. Pabllo Vittar, 2019. Disponível em: <https://pabllovittar.com.br/> . Acesso em: 05 de nov. de 2019.

Pabllo Vittar é eleita melhor artista brasileira pela MTV Europa. Exame. São Paulo, 04 de nov. de 2019. Seção VIP – Estilo de Vida. Disponível em <https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/pabllo-vittar-e-eleita-melhor-artista-brasileira-pelahttps://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/pabllo-vittar-e-eleita-melhor-artista-brasileira-pela-mtv-da-europa/mtv-da-europa/>. Acesso: 05 de nov. de 2019.

TATIT, Luiz & LOPES, Ivã Carlos. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

Downloads

Edição

Seção

Artigos